O que é?

Também conhecida como Etologia Clínica ou Zoopsiquiatria, a Medicina Veterinária Comportamental é a especialidade veterinária que aborda clinicamente os problemas de comportamento em animais, melhorando assim a qualidade de vida e o bem-estar, tanto do animal quanto da família.

Apesar da medicina veterinária comportamental ainda não ser reconhecida como uma especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) por ser extremamente recente em todo o mundo, alguns países já possuem programas de pós-graduação e residência na área. Veja abaixo a data de fundação das mais importantes associações mundiais da etologia clínica.

Qual a diferença entre um médico veterinário comportamentalista e um adestrador ou treinador?

O MVC é o profissional capacitado para diagnosticar e tratar transtornos comportamentais, assim como condições médicas que possam ter relação com as modificações comportamentais observadas nos animais. O médico veterinário comportamentalista também possui vasto conhecimento técnico e científico de todos os aspectos envolvidos no comportamento do animal. Para tanto, esse profissional, além de ter formação em medicina veterinária, precisa ter acesso à educação continuada, estar atualizado nos últimos estudos científicos sobre comportamento animal e, preferencialmente, possuir pós-graduação em áreas relacionadas à etologia, psicologia e psiquiatria.